Escolha de pisos

Olá,

Já não é novidade para a maioria de vocês que comprei uma casa na Zona Sul de Porto Alegre e no momento estou “em obras”, pois graças à minha querida construtora ainda não esta pronta. Aqui no blog vou dividir com vocês muitas das minhas inseguranças e incertezas na hora de montar minha casinha. E para começar bem a segunda-feira, aqui vai um assunto polêmico: a escolha do piso, que para mim foi uma das decisões mais difíceis que tive que tomar (até agora) com relação à minha casa!

Atualmente a casa já esta na etapa de acabamentos, mas vou voltar um pouco no tempo (mini flashback ativado) pra contar a vocês como uma simples escolha de piso pode tirar o sono de uma mulher.

Nunca na minha vida pensei que a tarefa de escolher o piso fosse tão complicada. Enquanto morei com meus pais, o piso estava sempre lá, lindo e brilhante, quando aluguei um apartamento ele também estava lá e por isso nunca parei para prestar atenção se minhas tias, amigas e avós optaram por porcelanato, laminado, madeira ou azulejo, também nunca soube que uma mísera peça de porcelanato poderia custar mais, muito mais do que R$ 100, e tudo piora quando multiplicamos este valor unitário pela quantidade de metros que precisamos.

Com todo esse meu conhecimento prévio, fui à loja determinada pela construtora (amada) com as minhas queridas arquitetas (essas sim, são muito amadas por agüentar essa menina indecisa!) para escolher o piso da minha casa.

Cheguei sem uma ideia do que eu realmente queria. Poderia ser algo claro /clássico ou algo mais escuro / moderno. Olhei umas 30 “pedras” e não conseguia imaginar “o todo” (tarefa muitooo difícil) foi então que as minhas arquitetas resolveram me mostrar umas referências e junto com o meu marido, consegui decidir:

- Ok, vamos ousar e queremos um piso escuro/ moderno.

Acha que facilitou?? Resposta errada. É impressionante a variedade de cores, tamanhos e espessuras existente, e além de escolher a cor, é preciso escolher o tamanho da peça e que também influencia muito no preço. Além disso, dependendo da luminosidade e da posição que olhamos as peças de porcelanato a cor muda.

Depois de umas quatro idas à mesma loja, definimos o piso. Escolhemos um porcelanato da marca Roca chamado Metropolitan Gris no tamanho 80×80 cm. Escolhemos esse porque gostamos da cor e conseguimos um preço super bom, menos de R$ 100 por metro. Tenho que agradecer todos os dias por ter um marido engenheiro que entende da “coisa” e um trio de arquitetas super disponíveis, porque sem eles, eu estaria até hoje pensando se prefiro piso claro ou escuro (e aqui vai uma confissão: na quarta passada tive reunião com as arquitetas e questionei novamente o piso escuro – que drama!!).

>> O escolhido:

Abaixo compartilho com vocês algumas referências, pois, como isso já faz um tempinho e na época a idéia de ter um blog era algo inexistente, não tenho fotos desses momentos dramáticos.

>> Cozinhas

Achei linda essa cozinha com o piso preto, mas acho que prefiro peças de porcelanato maiores.

 Cozinha em 50 tons de cinza. Poderia ter um pouco mais de cor!

 >> Sala de estar

Adorei o detalhe da poltrona amarela!

Mais um toque de cor para contrastar com o preto, cinza e branco.

 Meio bege demais !

 Beringela, verde .. bem ousado mas achei bonito! Se fosse minha casa o papel de parede estaria fora !

>> Sala de Jantar

Essa sala me agrada, um piso puxando pro cinza e paredes brancas!

Ousada !!!

Esse porcelanato que escolhi será usado na sala e cozinha, localizados segundo piso da casa, ou seja, logo logo vou enfrentar um novo dilema: o piso dos quartos e do sotão!!

 E vocês, preferem qual estilo??? Clássico ou moderno???

Pesquisa de imagens: Casa de Valentina, Casa e Jardim, Houzz e Google

15 comentários sobre “Escolha de pisos

  1. Pingback: Escolha de pisos – Parte II | A CASA DAS GURIAS
  2. Pingback: Apresentando: #umdiaacasavem | A CASA DAS GURIAS
  3. Pingback: Ambientes Masculinos! | A CASA DAS GURIAS
  4. Mari, acabei de me mudar para meu ap novo…. Para os quartos, sugiro o piso vinílico, que parece com laminado, só que não tem aquele barulho insuportável (pra ti e para o vizinho). Tem muitas opções de texturas, do moderno ao mais rustico. O preço é muito parecido com o laminado, assim como a instalação. Dizem que a durabilidade também é maior (assim espero). Se tu quiser vir aqui em casa ver, é só combinar.
    E sobre o piso escuro…. Também acho lindo e, escolhi um porcelanato preto, lindo. Até perceber o quanto a sujeira aparece. Sabe carro preto, que aparece qualquer poeira? A mesma coisa… Amo minha cozinha, ficou linda, mas não é muito prática… Acho que se o porcelanato fosse cinza e sem brilho (como o teu), talvez a sujeira não apareceria tanto….
    No final acertamos em várias coisas, erramos em varias outras, mas estou amando minha casinha nova! Tomara que a tua também fique pronta logo.

    Bjs!!! Ana

    • Nossa !!! Quero muito conhecer, sempre tive vontade de ver uma casa com piso preto !!! Acho lindo e super moderno, mas realmente nunca tinha pensado por esse lado da sujeira!!!
      Ainda não pensei no piso dos quartos mas muito obrigada pela idéia, vou dar uma pesquisada nesse tal de vinílico !!
      Beijos Aninha e vamos marcar de eu conhecer a tua casa pra compartilhar aqui no blog !!!!

  5. Amiga!!! Estou adorando o blog e tenho acompanhado a cada post novo!!! :) Essa publicação sobre pisos foi ótima.. e adorei as referências!!! Beijo grande

  6. Mari querida!
    Para tu ficares ainda mais segura da tua escolha de piso, aí vai mais um argumento: uma cor mais escura disfarça o pó (daquela obra do prédio vizinho) e cabelos (que teimam em se jogar a todo momento)! Só quando fui morar sozinha (ou seja, sem empregada todos os dias), percebi que antes de completar 24h da visita semanal da daquela pessoa abençoada, um piso claro já não parece tão lindo e limpinho assim… O jeito é ter um aspirador de pó sempre à mão! :) Por isso, já decidi que no meu apê definitivo, nada de piso claro!!
    Parabéns pelo blog!
    Beijos!

    • Mi querida, muito obrigada pelas tuas visitas no nosso blog !!!
      Adorei teu comentário !!! Logo logo vamos postar uma super dica de um aspirador de pó justamente para ter sempre a mão !!!
      Não tinha pensado por esse lado da sujeira hehehe.. já estou amando meu piso cinza, em breve espero poder postar fotos dele no seu devido lugar (vamo lá construtoraaaa!!!!).
      Beijoss e continue aparecendo por aqui !!!

  7. Oi, Mari, tudo bem?
    Li esse teu comentário e me identifiquei MUITO!!! Hoje mesmo passei o dia TODO literalmente correndo atrás de pisos!!
    Estou morando em São Paulo, vou casar ano que vem, e estamos reformando o andar superior (por enquanto) de um duplexinho super fofo que acabamos de comprar. No dilema da escolha dos revestimentos dos banheiros também fiquei super indecisa entre o mármore/clássico e o porcelanato cimentício/moderno. Ontem me decidi por este último, e sonhava em ter resolvido pelo menos este problema. Sonho mesmo, né??!! Virei a cidade inteira hoje atrás de placas 60x60cm e 60x120cm do piso e não tem pronta entrega em lugar nenhum!!! SOCOORRO!!!
    Então aqui fica um comentário/desabafo/dica para todas: decidam beeeem antes o revestimento, para não correr o risco de ter que escolher algo que vocês nem gostaram tanto só por causa do prazo de entrega.
    Queria aproveitar a oportunidade também para parabenizá-las pela iniciativa!! O blog é super fofo, ótima ideia!!
    Beijão
    Dada

    • Dada, que legal teu comentário, adorei, e em nome do blog agradeço tua colaboração !!!
      Como já diz o ditado.. a pressa é inimiga de perfeição e fazer essas escolhas “definitivas” realmente nos colocam muitas dúvidas. Acho que o importante é ter alguém que tenha essa visão do “todo” pra nos dar mais noção de como ficaria, pois mesmo que seja um duplexinho ou uma mansão temos que amar o nosso lar doce lar. Se quiser compartilhar com o blog as fotos do antes e depois da tua reforma e contar a tua experiência, seria ótimo!! Boa sorte !!! beijos Mari

      • Com certeza, Mari, alguém com mais experiência e que tenha uma visão mais ampla ajuda muuito nessa hora!
        Vou sair agora pra mais uma jornada em busca de pisos com pronta entrega ;)
        Assim que der vou postando umas fotos sim, daí todas podem ir acompanhando..
        Beijão e boa sorte pra vocês também
        Dada

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s